Performance: como ligar o turbo em seu wordpress

Um site bem estruturado e com bom desempenho, é o desejo de qualquer desenvolvedor. Muito se busca sobre como conseguir maior rapidez ao exibir os conteúdos, imagens e vídeos no WordPress, mas poucos sabem o que realmente é necessário para tal feito. Métodos, técnicas e plugins tendem a ser aplicados, mas se você não souber do que precisa, nada vai adiantar. Hoje o WordPress permite realizar qualquer tipo de tarefa, seja ela simples ou complexa. Você pode usar recursos como os Plugins e Temas para solucionar grande parte dos seus problemas, ou então desenvolver suas próprias customizações com os Custom Post Types, por exemplo.

Vejamos como você pode ligar o Turbo em seu WordPress e aumentar a performance do seu site/blog drasticamente:

DÊ ATENÇÃO AO FRONT-END

Se você precisa melhorar a velocidade de exibição do seu site, a primeira coisa a ser analisada é o Front-end. É aqui que todo o trabalho que você desenvolveu é mostrado. Por isso, trabalhar bem a parte da frente de seu site é o primeiro passo. Analise as imagens da estrutura e do conteúdo. Opte pelo que for mais leve.

REQUISIÇÕES DESNECESSÁRIAS AO BANCO DE DADOS

Um dos erros mais comuns dos iniciantes no desenvolvimento de temas e plugins WordPress, é utilizar de forma demasiada as funções que fazem requisição direta ao banco. É importante saber o que cada função faz e reutilizar aquilo que já está disponível.

Geralmente, a informação que necessitamos para construir um modelo de página por exemplo, já está bem na sua frente através de um Loop de rotina. E por falta do conhecimento necessário, você requisita a mesma informação novamente. Muita atenção ao utilizar múltiplos bloginfo(). Este é um bom exemplo do uso de requisições desnecessárias e redundantes.

EVITE A MANIPULAÇÃO DE CONSULTAS PESADAS

Ainda falando sobre banco de dados, é importante evitar de realizar consultas pesadas ao banco de dados. O WordPress te oferece inúmeras chamadas de função. Elas que garantem praticamente todo e qualquer tipo de informação que você precisa para exibir aos seus usuários. Então, muita atenção ao empregar funções WP_Query e consultas via wpdb.

PREFIRA DADOS SERIALIZADOS PARA OPTIONS E META DADOS

Utilizar dados serializados e armazenados em formato de array, permite que através de uma única requisição ao banco, seja retornado diversas informações de uma única vez. Armazenar e buscar informações por meio de arrays evita que infinitas consultas sejam feitas ao banco de dados – o que acarreta em malefícios para o funcionamento do servidor.

REMOVA OS TAMANHOS DE IMAGENS QUE NÃO UTILIZA

Um ponto bastante desenvolvido e de inúmeras possibilidades, é o tratamento e manipulação de imagens dentro do WordPress. Trabalhar os tamanhos e padrões prefixados, ou não, é importante para manter um site com Front-end estável e leve. Se existem tamanhos definidos, mas que você não utiliza – não hesite em removê-los. Mantenha só o que é necessário.

DE OLHO NO USO DE PLUGINS

A facilidade no uso de plugins, é um dos grandes destaques que o WordPress nos dá. É preciso cuidado e conhecimento das necessidades ao se instalar plugins. Plugins demasiados afetam quase que instantaneamente o desempenho de um site. Se dá para resolver por código, não use plugin!

MANTENHA SEMPRE O MAIS SIMPLES

Regra básica no desenvolvimento de soluções digitais, preze sempre por aquilo que é mais simples. Todo desenvolvedor uma hora ou outra, tende a optar pelo mais complicado ou rebuscado. Porém, se engana aquele que pensa que para desenvolver algo de qualidade e consistência deve empregar inúmeros IF’s e infinitos For While. Mantenha um código claro e simples.

SEPARAR BACK-END DO FRONT-END – PROCESSOS DEMORADOS E PESADOS

Se você precisa utilizar funções pesadas e demoradas, organize-as de forma que rodem através do back-end. A parte mais importante sempre é a execução do Front-end. O que não quer dizer o back-end não pode ser afetado. Analisar funções e os processos, organizando-os entre back-end e front-end, podem garantir uma boa diferença de desempenho.

OTIMIZAR A BASE DE DADOS DO WORDPRESS

Esta é uma das primeiras dicas, quando qualquer um percebe que o site está mais lento, principalmente no carregamento de informações. A otimização de sua base de dados pode ser feita via plugin, mas escolha o mais simples e leve, que é não utilizar plugins desnecessariamente.

Acessando o phpMyAdmin você pode verificar que espaços inúteis podem estar contidos no banco. Bem como, revisões de post, links e comentários. Tudo aquilo que é informação desnecessária você pode remover do seu banco de dados.

REMOVER FUNÇÕES AUTOMÁTICAS PARA REVISÕES, AUTO SAVE E DEBUG

Se o status de revisão para posts, funções de auto save (salvamento automático) e o uso da função de debug não são tarefas importantes ao seu projeto, remova e desabilite tudo que não usa. Por vezes mantemos funções e tarefas que jamais usaremos no WordPress. Sendo que, livrando-se delas, a capacidade de desempenho do servidor é afetada.

UTILIZAÇÃO DE CACHE

Técnica muito utilizada, é a adoção de memória cache. Muito útil para sites que possuem conteúdos estáticos, o armazenamento de cache influencia diretamente na melhora do desempenho de seu site. Começar a utilizar cache pode ser por meio de plugins, ou até mesmo, explorando as funções nativas da plataforma.

Melhorar o desempenho e ligar o turbo do seu WordPress, não requer nenhum segredo. Entretanto, um olhar atento e observador para como as coisas estão se desempenhando, é algo necessário. Não esqueça:

  • Utilize plugins quando for necessário;
  • Escolha as opções mais simples. Estas costumam ser também, as mais leves;
  • Estude, conheça e identifique o que precisa melhorar. Então escolha a função certa para cada necessidade.

 

O artigo ajudou ?
SimNão

20 Comments

My spouse and i were quite delighted that Raymond could complete his preliminary research via the precious recommendations he obtained out of your site. It’s not at all simplistic to just happen to be giving out tricks that many other people may have been making money from. And now we realize we need the website owner to give thanks to for that. The specific illustrations you have made, the simple web site navigation, the relationships you will give support to promote – it’s got everything exceptional, and it’s really assisting our son in addition to our family know that this content is amusing, which is certainly really indispensable. Many thanks for all!

It’s a shame you don’t have a donate button! I’d most certainly donate to this outstanding blog! I suppose for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to fresh updates and will talk about this site with my Facebook group. Talk soon!

I like the valuable info you supply in your articles. I will bookmark your weblog and check again here regularly. I’m relatively certain I will be informed a lot of new stuff right right here! Best of luck for the following!

Hello would you mind sharing which blog platform you’re working with? I’m looking to start my own blog in the near future but I’m having a tough time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I’m looking for something unique. P.S Apologies for getting off-topic but I had to ask!

Do you have a spam problem on this blog; I also am a blogger, and I was wondering your situation; we have created some nice methods and we are looking to trade techniques with other folks, be sure to shoot me an email if interested.

Excellent goods from you, man. I have understand your stuff previous to and you are just too great. I actually like what you’ve acquired here, certainly like what you’re saying and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it smart. I can’t wait to read far more from you. This is really a tremendous site.

Deixe uma resposta