Converter .mdb(Access) em .sql (MySQL))

Este documento é informativo. Não nos responsabilizamos por possíveis erros no processo de conversão do banco. Para maiores informações, contacte o fabricante do software.

Porque é necessária a conversão?

Access (ou Microsoft Office Access) é um serviço de gerenciamento de banco de dados disponibilizado pela Microsoft, direcionado para criação de aplicações simples, locais e sem uma larga quantidade de dados alocados.

Programadores inexperientes e alguns usuários usam o mesmo para construir aplicações simples, sem a necessidade de utilizar ferramentas de banco externas.

A utilização de bancos desenvolvidos em Access hoje é recomendada para aplicações pequenas, sem muitas conexões, uma vez que quanto mais acessos à base existem, mais processamento o banco requer. E por especificações técnicas, os bancos desenvolvidos em Access não devem possuir mais do que 5 acessos simultâneos ou chegar a um limite de espaço de 7 MB, acima disso, seu banco provavelmente gerará problemas de processamento na aplicação.

Qual a indicação da Locaweb?

A Locaweb como pioneira de serviços de hospedagem de alta performance no Brasil, recomenda altamente o uso de bancos de dados mais robustos, já com uma projeção do aumento de produção da sua empresa.

Para esses casos, disponibilizamos os seguintes serviços de banco de dados:

• MySQL http://ajuda.locaweb.com.br/pt-br/MySQL

• MS-SQL Server http://ajuda.locaweb.com.br/pt-br/Categoria:MS-SQL_2008

• PostgreSQL http://ajuda.locaweb.com.br/pt-br/Categoria:PostgreSQL

Como realizo o processo de conversão dos dados?

Existem n maneiras de realizar a conversão, tanto criando uma DSN e exportando pelo próprio MS Access quanto outras envolvendo programação. Iremos abordar como ralizar o procedimento usando o software Bullzip MS Access to MySQL

Para realizar a conversão, siga os passos abaixo:

Fazendo o Download

Clique no link abaixo para realizar o download.

Converter .mdb(Access) em .sql (MySQL)) Bullzip MS Access to MySQL

Realizando a conversão

Criando uma nova base

• MySQL http://ajuda.locaweb.com.br/pt-br/Ativando_uma_base_MySQL

• MS-SQL Server http://ajuda.locaweb.com.br/pt-br/Como_administrar_o_MS-SQL_Server_2008 – Caso não apareça nenhuma base, seu plano não possui o serviço de MS-SQL incluso, contrate um adicional ou migre o plano para um que possua tal serviço.

• PostgreSQL http://ajuda.locaweb.com.br/pt-br/Instalar_uma_base_de_dados_PostgreSQL

Importando os dados para a nova base

Neste iremos implementar o processo do MySQL, porém não não significa que não possa fazer para outras bases.

Como restaurar um arquivo .SQL no banco MySQL via phpMyAdmin

*Lembrando que caso o banco seja maior que 2 MB mesmo compactado, é orientado que realize a importação por algum software de gerenciamento MySQl, como MySQL Front

Site do fabricante

http://www.bullzip.com/

Veja também