Como usar o email corporativo Roundcube

O Roundcube é um sistema de email IMAP. A característica mais proeminente do Roundcube é o uso difundido da tecnologia Ajax. Após cerca de dois anos de desenvolvimento, a primeira versão estável do Roundcube foi anunciada no início de 2008. Hoje totalmente estável é utilizado amplamente por empresas públicas e privadas em diversos países. Ele possui uma estrutura simples e direta, serviu de inspiração para inúmeras caixas de email existentes hoje. Neste tutorial você aprenderá suas características e definições, além de alguns truques em sua utilização.

Recursos atuais

  • A tecnologia Ajax se espalhou pela interface do usuário, permitindo recursos como o gerenciamento de mensagens de arrastar e soltar.
  • Multilíngue com mais de 70 idiomas
  • Conecta-se a qualquer servidor IMAPv4
  • Conexão TLSv1.2 criptografada para o servidor IMAP usando bibliotecas SSL / TLS do PHP 5.6
  • Suporte total para mensagens MIME e HTML
  • Proteção de privacidade sofisticada
  • Redigir mensagens Richtext / HTML com anexos
  • Múltiplas identidades de remetente
  • Listagem de mensagens encadeadas
  • Suporte IDNA
  • Catálogo de endereços completo com base em vCard com suporte a grupos
  • Integração do diretório LDAP para catálogos de endereços
  • Integração do catálogo de endereços do tipo “como você faz”
  • Encaminhando mensagens com anexos
  • Armazenamento em cache interno para acesso rápido à caixa de correio
  • Pesquisa mensagens e contatos
  • Verificação ortográfica
  • Suporte para servidor SMTP externo
  • Suporte para pastas compartilhadas / globais e ACLs IMAP
  • Gerenciamento de pasta IMAP
  • Sistema de modelos para temas personalizados
  • Modelos de resposta automática
  • Visualização de caixa de correio de três colunas (widescreen)

Vamos começar?

cessar o email corporativo Videobes é muito fácil. Basta abrir uma aba no seu navegador e digitar o endereço: webmail.seusite.com.br, onde “seusite.com.br” deve ser substituído pelo seu endereço eletrônico. Este endereço levará você até uma tela de login para o email. Nela você deverá preencher o Usuário com o nome completo da caixa de email. Ex.: contato@seusite.com.br. Em seguida coloque sua senha, observando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais como “#@!”.

Após efetuar login no seu email, você visualizará uma tela como esta:

Parte 1:  Opções de configuração, catálogo de endereço e Sair do Webmail “LOGOUT”.

Parte 2: Opções de Atualizar, Escreve, Responder, Excluir, Marcar, Imprimir, Baixar, mover, copiar os e-mails, além de escolher a forma de visualizar os e-mails é buscar o e-mail pelo “nome, destinatário, data ou assunto”.

Parte 3: Opções de visualizar (Caixa de Entrada, rascunhos salvos, e-mails enviados, spam ou e-mails movidos para lixeira). Existe também o gerenciamento de pastas e informações de espaço utilizado pelo e-mail no servidor (FIQUE DE OLHO – no espaço pois caso chegue ao limite, você deixará de receber e-mails até obtiver um novo espaço ou deletar e-mails menos importantes).

Parte 4: Onde será exibido todos os e-mails, conforme a opção escolhida na parte 3. Ex: Se na parte 3, estiver selecionado “CAIXA DE ENTRADA” você visualizara na parte 4 os e-mails recebidos. Se estiver selecionado “ENVIADOS”, você visualizara os e-mails enviados, e assim por diante, conforme a opção escolhida na parte 3. Você também pode escolher a ordem de visualização em “crescente/decrescente”, escolhendo em “ASSUNTO” (ordem alfabética),  “DE” (Remetente), “DATA” ou “TAMANHO”


Como trocar a senha?

Para trocar senha Webmail – Roundcube é muito simples, na parte superior direta da tela, no quadrante 1, você verá a opção Configurações, clicando nela abrirá uma tela com várias opções de ajustes. Clique em Senha.

Digite duas vezes a sua nova senha, lembrando de escolher caracteres maiúsculos como: A, B, C, além de números: 1, 3, 45.. E caracteres especiais como #, %, @, !. Para manter sua senha forte.


Criando emails

Na parte superior no quadrante 2 de sua caixa de email, existe um ícone “Criar Email”. Clique nele.

Você verá a seguinte Tela, onde precisará preencher os seguintes campos:

“PARA” -> Endereço de e-mail para quem deseja enviar, lembre-se que um endereço de email é seguido de “@nomedosite.com.br”.

“ASSUNTO” – > Assunto do e-mail que vai enviar.

Depois e só escrever o e-mail na caixa de texto abaixo, após escrever o e-mail você pode envia-lo clicando em “ENVIAR” no canto superior esquerdo da tela.

Note que no quadrante 2 da tela, você possui outras opções com este email. Você pode “CANCELAR”, “SALVAR” para enviar depois, “REVISAR” onde o sistema revisa a ortografia, inserir uma “ASSINATURA” e “ANEXAR” arquivos.


Anexar arquivos no email

Depois de ter escrito a mensagem, é possível anexar arquivos ao email. Ao lado do campo de mensagem você pode ver um espaço com um botão “Anexar um arquivo”. Bem, existem duas formas de anexar.

Número 1: Clique no botão “Anexar um arquivo”, ele te mostrará as pastas do seu computador. Basta selecionar o arquivo e anexar.

Número 2: Simplesmente arraste o arquivo para o espaço, ele anexará automaticamente.

Pronto, seu arquivo está anexo a mensagem. Ele ficará ao lado.Outros arquivos poderão ser anexados e ficarão amostra no espaço à direita.

 

 

IMPORTANTE: Lembre-se de limitar os anexos a 30 Mb, emails com mais dados do que isso ficam impossibilitados de serem enviados pois os receptores não permitem mais dados do que isto. Existem diversas plataformas na internet capazes de enviar arquivos maiores como We Transfer, Dropbox, Google Drive, etc…


Recebendo emails

No quadrante 3 da sua caixa de email você tem a opção “Caixa de entrada”.  Ao lado um número indica quantos emails recebidos e não lindos você possui. Os e-mails que ainda não acessou, se encontram em “NEGRITO” esperando seu acesso.

Ao acessar o email você poderá ler seu conteúdo sem problemas. Quando o email tiver um anexo, este aparecerá no final da mensagem, dando a opção de Exibir ou Baixar.

Ao clicar Exibir, uma tela se abrirá e o arquivo será exibido. Ao clicar na opção Baixar, ele poderá ser salvo em seu computador.


Spam

Nos emails corporativos recebemos diversos emails que não nos servem. Propagandas e vírus. Uma verdadeira enxurrada de lixo virtual que apenas ocupa espaço em nossa caixa de email. Para isso existe a pasta SPAM. Ao identificar um email indesejado a você pode clicar no Ícone Spam. Ele e todos os emails deste remetente a partir de agora irão para a pasta Spam, e não ocuparão espaço na sua caixa postal.

Mesmo ao abrir a mensagem, você ainda pode enviá-la a pasta Spam, basta clicar no ícone acima da mensagem.

Lembrando, todas as mensagens deste remetente irão automaticamente para esta pasta. Caso sejese reverter o processo, basta entrar na pasta Spam, clicar na mensagem e clicar no ícone “NÃO É SPAM”. As mensagens deste remetente voltarão a entrar na caixa de entrada.