O sistema utilizado pelo site do Diário do Rio foi desenvolvido na plataforma WordPress. WordPress é um CMS. Do inglês Content Management System, podemos dizer em bom português que é um Sistema Gerenciador de Conteúdo. Este conteúdo são vídeos, textos e imagens que utilizamos para criar páginas web. Uma ou mais páginas web reunidas sob um mesmo domínio formam um site. Nesse tutorial vamos aprender de forma rápida e prática como publicar matérias sem erros.

1 – Acessar o painel administrativo:

Basta entrar em seu navegador e digitar o seguinte endereço: diariodorio.com.br/publicar

Preencha os campos com o seu nome de usuário e senha, em seguida clique no botão “ACESSAR”. Você será levado ao painel administrativo.


2 – Painel administrativo:

Ao efetuar login, a página apresentada será o Painel (dashboard). Aqui você verá uma série de caixas com informações sobre seu site, como mensagem de boas-vindas, número de posts e comentários, atividade do site, etc. Para publicar clique em “POSTS”.


3 – Publicar sua matéria:

Aqui você vê a lista de publicações do site, com informações de data, hora, categoria. Para adicionar o seu clique em “ADICIONAR NOVO”.

Aqui você coloca o título. Alguma legenda, que irá abaixo do título. e finalmente o texto. Note que existe um botão “ADICIONAR MÍDIA”, clicando nele você adiciona imagens a sua matéria.

Suba o arquivo de imagem, tomando cuidado para que não seja muito grande. O site suporta arquivos com menos de 3Mb.

Pronto a imagem entrará na sua reportagem onde o cursor estiver parado. Nos cantos da imagem vc nota quadrados, se posicionar o mouse em cima do quadrado, você poderá aumentar ou diminuir a imagem. A caixa com símbolos que aparece acima da imagem possibilita você alinhá-la a esquerda, a direita ou no centro. O mais indicado é no centro.


4 – Atento aos detalhes:

No canto direito da tela existem algumas caixas de informação às quais você precisa ficar atento.

CATEGORIAS: Marque a categoria correta para que a sua matéria seja classificada na editoria correta. Se você for um colunista, selecione aqui o seu nome. Isso é muito importante!

TAGS: Como no Instagram e nas redes sociais em geral, aqui devemos colocar palavras chave sobre o texto que vai publicar, assim os mecanismos de busca como o Google irão indexar com facilidade e assim será melhor encontrado.

IMAGEM EM DESTAQUE: Importatíssimo!!! A imagem em destaque é a imagem que aparece acima do seu texto, e também a imagem que aparecerá no índice de matérias na editoria correta.


5 – Publicando/Agendando sua matéria:

Pode ser que não queira publicar imediatamente sua matéria, talvez esteja fazendo uma série de reportagens e uma vai ao ar cada semana, mas ja tem tudo pronto. Bem, isso não é problema. Na caixa PUBLICAR, no lado direito da tela, você pode publicar imediatamente ou agendar a matéria.

Para agendar basta colocar a data e a hora que deseja que a sua matéria seja publicada e clicar em AGENDAR.

ATENÇÃO: Antes de publicar, ou até mesmo agendar,é recomendável ver como a matéria ficou. Clique em “Visualizar alterações” dentro da caixa PUBLICAR. Ele abrirá sua matéria em uma página teste, como se já estivesse publicada. E você poderá ver para corrigir alguma coisa.


6 – Colocando vídeo e outros objetos:

Vídeos são chamados de objetos na internet. Eles precisam vir de outro lugar, pois o servidor do site não suporta. No caso o podem vir do YouTube, Facebook, Instagram… Eles precisam ser incorporados. Isso é feito através de um código que esses serviços disponibilizam, e nós precisamos somente copiar e transcrever no corpo do texto tomando alguns cuidados.

No Youtube, por exemplo, basta clicar em COMPARTILHAR, na tela de compartilhamento clique em Incorporar. Aparecerá um código para ser copiado.

Copie e cole no corpo do texto da matéria. Lembrando que a aba TEXTO precisa estar clicada, para que o código seja reconhecido.

Cole o código e clique na aba VISUAL para visualizar o vídeo.

Pronto. Esse procedimento pode ser feito para qualquer objeto externo. Posts do Facebook, Twitter, Instagram. Músicas e tudo mais que vier de outros sites.


7 – Mudando a Senha do seu Usuário:

Um procedimento extremamente recomendável. Para evitar invasões e para que facilite seu login. Dentro do Painel de Controle, na coluna cinza à esquerda, existe a opção PERFIL. Clique nela.

Rolando a tela até embaixo você verá o botão “Gerar Senha”, Clique nele.

O sistema gera automaticamente uma senha bem complexa. Basta você escrever a sua por cima e clicar em ATUALIZAR PERFIL. Lembrando que o sistema só aceitará senhas fortes. Aquelas que contenham um caractere maiúsculo, um numeral e um caractere especial, como ” $ # @ !.

Esse artigo ajudou você?