É considerada uma boa prática de programação, utilizar o nome de rede do servidor de banco de dados (hostname) no arquivo que faz a conexão do site com o banco de dados. Em geral, nos exemplos de código a serem utilizados para string de conexão (linha de código) com o banco de dados, é solicitado o preenchimento do hostname. Porém, muitas vezes, ao invés de preencher com o hostname, o campo é preenchido com o número IP do servidor de banco de dados.

Embora a configuração com o IP funcione, sempre aconselhamos o uso do hostname, pois ele é mais estável do que o IP, já que o número IP pode sofrer alteração devido a, por exemplo, uma manutenção de emergência. Porém, mesmo no caso de uma manutenção emergencial, o hostname não seria alterado.

É importante lembrar que o hostname do banco de dados só funcionará corretamente se o domínio tiver o DNS configurado em seu painel de controle.

Caso o hostname do banco de dados não esteja sendo mostrado junto com o nome e o IP do banco de dados, será possível verificá-lo na Zona de DNS.

O hostname do banco de dados sempre será uma entrada do ‘tipo A’ onde o ‘Conteúdo’ é o número IP do servidor do banco de dados e o campo ‘Entrada’ estará relacionado ao tipo de banco de dados utilizado. Seguem alguns exemplos de hostname de bancos de dados:

sqlserver01.seudominio.com.br
mysql01.seudominio.com.br
postgresql01.seudominio.com.br

Era isso que estava procurando?
SimNão

Demo Title

Demo Description


Introducing your First Popup.
Customize text and design to perfectly suit your needs and preferences.

Isso vai fechar em 20 segundos

Categorias

[menu name="categorias"]

Isso vai fechar em 20 segundos