Espaço no banco MS SQL Server

Como verificar o espaço utilizado pelo banco MS SQL Server ?

Espaço no banco MS SQL Server Acesse o Painel de Controle e entre com seu usuário e senha;

Espaço no banco MS SQL Server Em Hospedagem de Sites, clique no link Site, da hospedagem desejada, conforme imagem abaixo:

Espaço no banco MS SQL Server

Espaço no banco MS SQL Server Para administrar bases de dados em plataforma SQL Server contratadas adicionalmente (em Contratar Adicionais, no Menu à esquerda de seu painel de controle), abaixo próximo ao rodapé da página em SERVIÇOS ADICIONAIS NO PLANO, você encontrará todas as informações necessárias para administrar sua base, clicando em Bancos de Dados Adicionais.

Espaço no banco MS SQL Server

Espaço no banco MS SQL Server Já no caso de bases de dados SQL Server inclusas ao seu plano de hospedagem, existe uma opção na guia BANCO DE DADOS onde o painel para gerenciamento de sua base com as informações para administração da mesma pode de acessado:

Espaço no banco MS SQL Server

Espaço no banco MS SQL Server Após clicar em uma das opções informadas acima (dependendo da plataforma de sua Base de Dados), será exibido um painel semelhante ao exibido abaixo, onde as informações de sua base podem ser consultadas:

Espaço no banco MS SQL Server

Tamanho das Tabelas

sp_spaceused <TABELA> 

A sintaxe sp_spaceused <TABELA> exibe, respectivamente, o nome da tabela (name), número de linhas (rows), espaço reservado para a tabela (reserved), espaço usado pelos dados na tabela (data), espaço usado pelos indexes da tabela (index_size) e espaço sem uso na tabela (unused).

Se nenhuma tabela for especificada, serão exibidos dois resultados: – nome da base de dados (database_name), tamanho da base (database_size) e espaço não alocado (unallocated space). – espaço reservado (reserved), espaço usado por dados na base de dados (data), espaço usado por indexes na base de dados (index_size) e espaço sem uso na base (unused).

sp_helpdb <NOME_DA_BASE> 

Você também pode usar a stored procedure sp_helpdb para obter informações sobre sua base de dados. A sintaxe sp_helpdb <NOME_DA_BASE> exibe, respectivamente:

– Nome da base de dados (name), tamanho (db_size), proprietário (owner), número de identificação da base (dbid), data de criação (created), opções da base (Status) e compatibilidade (compatibility_level – 80 = MS SQL Server 2000). – Nome lógico do arquivo de armazenamento (name), seu número de identificação (fileid), nome do arquivo (filename), seu filegroup, tamanho (size), tamanho máximo que poderá chegar (maxsize – espaço contratado), taxa de crescimento (growth) e para qual uso é designado o arquivo (usage – dados ou logs).

IMPORTANTE: No momento não é possível visualizar o espaço consumido das bases de dados SQL Server 2008 pelo painel de controle, de modo que pode conferir tal informação diretamente no banco, conforme uso do sp_helpdb.

Veja também



    Este procedimento é válido para clientes que utilizam o Painel de Controle.
    Caso precise de mais espaço em seu banco e o sistema de administração de seus produtos seja a Central do cliente, é necessário a contratação Para saber qual sistema você utiliza, acesse: Estou usando o Painel de Controle ou a Central do Cliente?.
    Caso precise de mais espaço em seu banco e o sistema de administração de seus produtos seja a Central do cliente, é necessário a contratação de uma nova base com o espaço desejado, e posteriormente realizar a migração do conteúdo

    Espaço no banco MS SQL Server Acesse o Painel de Controle e entre com seu usuário e senha;

    Espaço no banco MS SQL Server Em Hospedagem de Sites, clique no link Site, da hospedagem desejada, conforme imagem abaixo:

    Espaço no banco MS SQL Server

    Espaço no banco MS SQL Server No menu à esquerda do painel, clique em Contratar Adicionais;

    Espaço no banco MS SQL Server

    Espaço no banco MS SQL Server Selecione o serviço MB espaço adicional em base SQL e adicione a quantidade de MBs que deseja contratar;

    Espaço no banco MS SQL Server

    Espaço no banco MS SQL Server Clique no botão Adicionar Serviços localizando no final da página;

    Espaço no banco MS SQL Server Na página seguinte, caso tenha mais de uma Base MS-SQL, selecione a base que irá receber o espaço adicional e finalize o pedido clicando no botão Adicionar Serviços.

    Veja também