Como instalar e usar o phpMyAdmin na hospedagem

O phpMyAdmin é um dos front-ends para MySQL mais utilizados, devido à sua praticidade.

Passos para instalá-lo em sua hospedagem

1. Acesse o site do phpMyAdmin (home do phpMyAdmin ) e faça o download dele (página de download ). A versão “all-languages” suporta o Portugês do Brasil.

Recomendações:

  • Como instalar e usar o phpMyAdmin na hospedagem Para hospedagem Windows, baixar a versão .zip

2. Suba este arquivo compactado para a sua área de hospedagem por FTP ou SFTP para dentro da pasta public_html Como instalar e usar o phpMyAdmin na hospedagem ou web Como instalar e usar o phpMyAdmin na hospedagem e descompacte-o na sua hospedagem.

Veja: Como compactar e descompactar arquivos na hospedagem.

3. A descompactação deste arquivo na sua hospedagem vai criar sob a pasta public_html ou web uma sub-pasta de nome phpMyAdmin-3.X.X.X-all-languages (dependendo da versão), renomeie-a para um nome mais fácil, como phpmyadmin.

Pronto, o phpMyAdmin já está instalado e funcional somente para quem tem um serviço MySQL rodando no mesmo servidor que roda o serviço HTTP. Se o servidor MySQL e o servidor HTTP não forem os mesmos, será preciso seguir mais estes passos:
Observação: Nas hospedagens compartilhadas da Locaweb os serviços MySQL e HTTP rodam em servidores diferentes para que ambos tenham a melhor performance possível. Siga os passos abaixo se for esse o seu caso.

4. Entre na pasta phpmyadmin da sua hospegadem (supondo que seja esse o nome que você deu para a pasta) e renomeie o arquivo config.sample.inc.php para config.inc.php.

5. Abra este arquivo para editá-lo e localize a seguinte linha:

$cfg['Servers'][$i]['host'] = 'localhost';

6. Substitua pelo endereço da base que você deseja acessar, por exemplo: mysql01.meusite.com.br:

$cfg['Servers'][$i]['host'] = 'mysql01.meusite.com.br';
  • Você pode colocar um IP também, mas em caso de troca do IP, você terá que mudá-lo neste arquivo de configuração também.

Como acessar

A URL do seu seu site seguida por /phpmyadmin (supondo que esse foi o nome que você deu para a pasta)
Por exemplo:

E informe o usuário e a senha da sua base de dados.

Estou vendo uma base com o nome information_schema

Você verá a presença da base information_schema junto da sua base de dados. Ela é uma base de sistema que contém somente informações de configuração do servidor. Todas as informações contidas nela são read-only (somente leitura), ou seja, não é possível inserir, alterar ou excluir objetos e registros que estão nela.

As restrições do phpMyAdmin

A configuração do phpMyAdmin é feita por servidor MySQL. Se você pretende acessar outra base que está em outro servidor (na Locaweb geralmente são servidores diferentes) será preciso instalar outro phpMyAdmin em outra pasta da sua hospedagem e especificar no passo 6 acima o endereço ou o IP do servidor onde está a outra base de dados.



As 63 páginas a seguir tem link para este arquivo:

Obter 2ª via de Boleto.

Detalhamento de fatura.

Reative seus serviços.

Aplicativo Central do Cliente Como instalar e usar o phpMyAdmin na hospedagem