Como administrar o MS-SQL Server 2008

Neste artigo você encontrará instruções sobre como administrar seu banco de dados MS-SQL Server 2008 na Locaweb.

Você precisará dos dados de acesso como endereço do servidor, login e senha.

Para saber as informações acima consulte o e-mail de instruções ou verifique nessa documentação .

Formatação de dados

Sua base foi instalada com o collation: SQL_Latin1_General_CP850_CI_AI

Para alterar a formatação da base de dados, consulte o artivo abaixo:

Collation( codificação de caracteres ) no MS SQL Server

Conectando-se diretamente no MS-SQL

Para se conectar diretamente no seu banco de dados você pode utilizar o MS-SQL Server Management Studio.

Clique aqui para fazer o download.

Usando o MS-SQL Server Management Studio

Dentre as diversas operações que podem ser executadas com o Microsoft SQL Server Management Studio, daremos dois exemplos:

Como administrar o MS-SQL Server 2008 Copiando a estrutura de um banco local para seu banco de dados na Locaweb:

Este procedimento é útil para criar no seu banco de dados na Locaweb uma estrutura de tabelas, índices, procedimentos, etc. idêntica à que você tem em um banco de dados local.

Para isso, no Microsoft SQL Server Management Studio, clique com o botão direito do mouse no banco de dados cuja estrutura deseja copiar e, em seguida, selecione “Tasks >> Generate Scripts…”.

Após a apresentação do Wizard, clique em “Next”. Em “Select Database”, selecione o banco de dados e, depois, clique no botão “Next”. Recomenda-se selecionar, na seção “Options”, todas as “Table / View Options”, ou seja, ativar:

“Script Check Constraints” “Script Foreign Keys” “Script Full-Text Indexes” “Script Indexes” “Script Primary Keys” “Script Triggers” “Script Unique Keys”

Selecione os objetos do banco de dados a partir dos quais deseja gerar a estrutura e para cada objeto, os itens necessários para gerá-la.

Recomenda-se também, para fins deste exemplo, selecionar em Script mode, o item Script to File e, em Save As, a opção ANSI text já que usaremos uma ferramenta DOS para executar o script.

Selecione o nome do arquivo a ser criado com extensão SQL e, depois, clique em OK.

O mesmo será gerado no diretório selecionado. Uma vez gerado, para executá-lo no servidor, basta digitar no Prompt do DOS:

isql -S <endereço_MS-SQL> SQL -U login_da_base -P sua_senha -i arquivo.sql

Ou se estiver usando um proxy, substitua IPdoProxy pelo IP conforme:

isql -S IPdoProxy -U login_da_base -P sua_senha -i arquivo.sql

Como administrar o MS-SQL Server 2008 Replicando dados de um banco local

Para exportar dados a partir de um banco de dados SQL local para seu banco de dados na Locaweb:

1- Microsoft SQL Server Management Studio: clique com o botão direito do mouse no banco de dados cuja estrutura deseja copiar. Em seguida, selecione no menu “Tasks >> Export Data”. Após a apresentação do Wizard, clique em “Next”. 2- Na janela “Choose a Data Source”, entre com as informações de conexão ao seu banco de dados local. 3- Na janela “Choose a Destination”, preencha da seguinte forma:

  • Use SQL Server authentication
  • Username: login_da_base
  • Password: sua_senha
  • Database: <default>

4- Em “Specify Table Copy or Query”, para copiar uma tabela escolha “Copy data from one or more tables or views”. 5- Em “Select Source Tables”, escolha as tabelas para exportar na coluna “Source”. 6- Em “Save and Execute Package”, para exportar imediatamente selecione “Run immediately”

Acessando dados via OLEDB em páginas ASP

Para acessar seu banco de dados, verifique o exemplo deste código ASP, que faz com que seja exibido o primeiro registro da tabela criada através do exemplo anterior de uso do Query Analyzer:

<%  Set Conn = Server.CreateObject("ADODB.Connection")  Set RS = Server.CreateObject("ADODB.Recordset")   Conn.Open "Provider=SQLOLEDB.1;SERVER=<endereço_MS-SQL>;DATABASE=nome_da_sua_base;UID=seu_login;PWD=sua_senha;"   RS.Open "select campo1, campo2 from tabela1", Conn  RS.MoveFirst  %>   <p><%= RS("campo1") %></p>  <p><%= RS("campo2") %></p>    <%  RS.Close  Conn.Close   Set RS = Nothing  Set Conn = Nothing  %>

Usando o MS-SQL Server em scripts JSP/SERVLETS

Caso utilize programação em JSP/Servlets em seu site, crie um chamado em nosso Help Desk, na categoria “JSP/Servlets”, para que possamos habilitar o arquivo de configuração do Tomcat para acesso ao MS SQL Server.

Como funciona o Backup e Restore do MS-SQL Server

Diariamente é feita uma cópia de segurança de seu banco de dados. A recuperação é possível mediante solicitação. Lembramos que mantemos a cópia dos arquivos dos últimos sete dias para restauração.

De qualquer forma, para uma recuperação instantânea, recomendamos que você tenha sempre uma cópia local do seu banco de dados, pois a restauração leva algum tempo referente ao processo de localização da fita e acionamento do sistema de Backup.

Obs.: O primeiro restore do mês é gratuito. Para qualquer solicitação extra de restore dentro do mesmo mês em cobrança adicional, confira valores. Considera-se como unidade de restore qualquer pedido referente à recuperação de dados de uma data/hora específica independente do seu conteúdo: arquivos do site ou do banco de dados. Por exemplo, se forem solicitados restores de 2 dias ou 2 tipos diferentes (arquivos e banco de dados), considera-se cada restore uma solicitação distinta.

Veja também