Adicionar o nome de rede do servidor de banco de dados no arquivo de conexão

É considerada uma boa prática de programação, utilizar o nome de rede do servidor de banco de dados (hostname) no arquivo que faz a conexão do site com o banco de dados. Em geral, nos exemplos de código a serem utilizados para string de conexão (linha de código) com o banco de dados, é solicitado o preenchimento do hostname. Porém, muitas vezes, ao invés de preencher com o hostname, o campo é preenchido com o número IP do servidor de banco de dados.

Embora a configuração com o IP funcione, sempre aconselhamos o uso do hostname, pois ele é mais estável do que o IP, já que o número IP pode sofrer alteração devido a, por exemplo, uma manutenção de emergência. Porém, mesmo no caso de uma manutenção emergencial, o hostname não seria alterado.

É importante lembrar que o hostname do banco de dados só funcionará corretamente se o domínio tiver o DNS configurado em seu painel de controle.

Caso o hostname do banco de dados não esteja sendo mostrado junto com o nome e o IP do banco de dados, será possível verificá-lo na Zona de DNS.

O hostname do banco de dados sempre será uma entrada do ‘tipo A’ onde o ‘Conteúdo’ é o número IP do servidor do banco de dados e o campo ‘Entrada’ estará relacionado ao tipo de banco de dados utilizado. Seguem alguns exemplos de hostname de bancos de dados:

sqlserver01.seudominio.com.br
mysql01.seudominio.com.br
postgresql01.seudominio.com.br